O Projeto


Radical Amazônia
Pela evangelização dos ribeirinhos



Cenário dos Ribeirinhos da Amazônia

A Amazônia Legal ocupa cerca de 59% do território brasileiro. Nela vivem em torno de 24 milhões de pessoas distribuídas em 775 municípios, em 10 estados, segundo o Censo 2010. Essa região é possuidora de diversos espaços diferentes onde cada um abrange uma grande diversidade natural, cultural, étnica e, também, religiosa. Dentro dessa grande diversidade, existem as comunidades ribeirinhas.

Os ribeirinhos da Amazônia são pessoas que residem nas proximidades dos rios e, que há muito se caracterizam por terem como principal atividade de subsistência a pesca, a caça, a colheita do açaí, a produção de farinha e a venda desses produtos (Fonte: IBGE). São mais de 30.000 vilarejos ribeirinhos do Amazonas. (Fonte: SEPAL). A maioria dessas milhares de comunidades ribeirinhas não possui nenhuma presença evangélica. São pessoas que vivem sem nenhum conhecimento da única verdade que salva e liberta o ser humano. Neste contexto, os batistas brasileiros representam apenas 0,5% da população de toda a região da Amazônia Legal. O desafio é realmente grande!


O projeto Radical Amazônia

A estratégia do Radical Amazônia está baseada na Palavra de Deus. Conforme Lucas 10: 1 - 11, Jesus enviou seus discípulos em equipes de dois em dois. Eles foram enviados às cidades, vilas e povoados, sem nenhuma estrutura logística ou suporte financeiro. Eles deveriam procurar alguém de paz, morar com ele, trabalhar, comer o que ele comia e testemunhar que o Reino de Deus chegou. Tudo na total dependência do Espírito Santo.

O projeto se divide em duas etapas básicas: treinamento (3 meses) e trabalho de campo (9 meses ou 21 meses). O treinamento é intenso e visa preparar o radical para viver num novo contexto sociocultural. Durante os três meses preparatórios os Missionários Radicais serão treinados para se adaptarem ao estilo de vida de uma comunidade ribeirinha.

Após o treinamento os radicais são enviados em duplas para um período inicial de quatro meses na comunidade. A dupla de Missionários Radicais irá morar com uma família da comunidade e viver como um nativo. Após este período a equipe retorna à base em Manaus para duas semanas de descanso e treinamento. Terminado este período de descanso e treinamento, o radical retorna para mais um período de quatro meses. A equipe de Missionários Radicais terá a missão de formar líderes autóctones, evangelizar e discipular, plantar uma igreja multiplicadora e abençoar a comunidade com desenvolvimento social.

O projeto será avaliado periodicamente. A coordenação do projeto visitará a equipe de radicais pelo menos uma vez em cada quadrimestre. Terminado o período da equipe, a coordenação do projeto avaliará a necessidade de envio de uma nova dupla de Missionários Radicais.

Observação: O candidato para ser Missionário Radical deverá se apresentar em Manaus. As despesas para chegar até Manaus será por conta do candidato, como também o retorno no final do projeto.


Objetivos do RADICAL AMAZÔNIA

Evangelizar e discipular pessoas em comunidades ribeirinhas.
Formar líderes da própria comunidade.
Plantar igrejas com visão multiplicadora.
Auxiliar no desenvolvimento social da comunidade.


Desafios para a Amazônia

Adquirir área e construir um Centro de Treinamento Missionário - Radical Amazônia.
Adquirir uma casa em Manaus para servir de base do projeto.
Adquirir meios de transporte (barcos) para o projeto.



3 comentários:

Voluntarios Sin Fronteras - Radical Latino disse...

Dios le bendiga. El abrira puertas.
Andrea Moreno May
Radical Latino 6

Leandro Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leandro Carvalho disse...

Deus abençoe vocês. Eu e minha casa estamos orando por vocês...